Há exatos 69 anos, em 25 de janeiro de 1943, era fundada a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTOFELICENSE, clube que iria mudar a história do futebol de Porto Feliz.
Maior ganhadora de títulos amador municipal, 17 ao total, participou ativamente dos campeonatos paulista profissional da segunda e terceira divisão. Único clube da região a ter um título nacional amador, venceu em 1978, a Copa Arizona de Futebol Amador, campeonato que reuniu clubes de toda parte do Brasil.
A seguir um breve histórico: a Associação Atlética Portofelicense foi fundada em 25 de janeiro de 1943, adotando as cores amarelo e preta.
No ano de 1947 foi criada pela Federação Paulista de Futebol a segunda divisão de profissionais sendo a Associação Atlética Portofelicense convidada para dela fazer parte como fundadora.
Nessa época, tivemos a satisfação de ver jogar no Estádio Doutor Julien Fouque, cumprindo tabela dos jogos da segunda divisão, as equipes profissionais da Ponte Preta e Guarani de Campinas, São Caetano, Santo André, hoje ainda em evidência, e muitas outras equipes do interior paulista.
Ao se falar sobre a Associação Atlética Portofelicense, dentre inúmeras figuras que se projetaram em sua trajetória, não poderíamos deixar de mencionar os nomes do Doutor JULIEN FOUQUE e GILBERTO SAMPAIO TORRES, com o primeiro emprestando seu nome ao Estádio
Doutor Julien Fouque, apaixonado pelo futebol, logo que aqui chegou, viu com bons olhos a formação do clube e juntou-se a todos.
Quis o destino que o Doutor Julien Fouque nos deixasse prematuramente. Após o seu falecimento, em 1949, a Associação Atlética Portofelicense, em sua homenagem, deixou de usar as cores amarelo e preta e adotou como suas cores oficiais o azul, vermelho e branco, cores estas que correspondem às da bandeira francesa, país de origem do homenageado.
Gilberto Sampaio Torres foi outro que deixou saudades, dedicou grande parte de sua vida à Portofelicense, estando presente em todos os setores do clube, foi jogador, dirigente e técnico, exercendo todas elas com louvor, como secretário, cuidava do dia a dia do clube, como técnico, um dos mais vitoriosos do futebol da terrinha e como jogador participou dos veteranos como ninguém.
Gilberto ao centro entrega troféu |
A Associação Atlética Portofelicense participou da fundação da Liga Portofelicense de Futebol no ano de 1955. Além de fundadora da segunda e terceira divisão de profissionais da Federação Paulista de Futebol, participou, também, inúmeras vezes da Corrida Internacional de São Silvestre, promovida pelo jornal “A Gazeta Esportiva”, participou por vários anos do campeonato paulista de basquetebol feminino.
No ano de 1978, participando do campeonato brasileiro de futebol amador promovido pelo jornal “A Gazeta Esportiva” e pela Companhia de Cigarros Souza Cruz, a Associação Atlética Portofelicense sagrou-se campeã nacional da “Copa Arizona de Futebol Amador”, feito esse que projetou não só o clube como também nossa cidade no cenário esportivo brasileiro, oportunidade em que enfrentou e venceu clubes de todo o Brasil, inclusive dos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, etc. Principais títulos: CAMPEÃ AMADOR MUNICIPAL EM: 1943, 1946, TETRA 55/56/57/58, 1960(INVICTO), 1962, BI-1968(INVICTO)/69, 1971, BI-1973/74, 1976, 1981, 1992 e 1998. CAMPEÃ AMADOR NACIONAL EM: 1978 (COPA ARIZONA). CAMPEÃ PROFISSIONAL EM: 1956 (3ª DIVISÃO – SÉRIE B). O atual presidente é Douglas Torres com mandato até 25 de janeiro de 2014.
A Portofelicense atualmente tem as seguintes categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, amador, veterano, quarentão e cinquentão.
Títulos conquistados em 2011:
Campeonato Municipal de Futebol sub-13
Campeonato Municipal de Futebol sub-15
Campeonato Regional de Futebol sub-15
Campeonato Regional Quarentões
ATA CONSTITUTIVA DA
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTOFELICENSE
Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro de ano de mil novecentos e quarenta e três, data da fundação da cidade de São Paulo, as pessoas que subscrevem esta ata reuniram-se na cidade de Porto Feliz, no escritório da Sociedade de Usinas de Açúcares Brasileiras, gentilmente cedido para o fim destinado, ou seja, para tratarem da fundação de uma associação esportiva, com sede neste município. Aclamado para presidente da reunião o senhor Jesuíno Brienza, convidou a mim, José Martins, para secretariar os trabalhos, passando em seguida, a fazer a seguinte exposição. Principiou dizer do que em vista do desenvolvimento dos esportes em Porto Feliz, diversas pessoas pertencentes a todas as classes sociais aventaram a idéia de fundar uma associação esportiva que congregasse em seu seio muitos esportistas não pertencentes aos clubes esportivos desta localidade, razão porque a presente reunião havia sido convocada para transformar em realidade a feliz idéia tão bem recebida entre nós. Propunha, pois, aos presentes a fundação de uma entidade esportiva denominada “Associação Atlética Portofelicense”, assim como também a escolha de uma diretoria provisória, a cujo cargo ficaria a organização definitiva da novel sociedade, propondo ainda a nomeação de uma comissão das pessoas presentes, para elaborar os estatutos da nova entidade esportiva. Após uma demorada troca de idéias, os presentes resolveram a fundação da “Associação Atlética Portofelicense”, e aclamaram para membros da diretoria provisória as seguintes pessoas: Para presidente: Aristides Gomide de Moraes, para vice-presidente: Eucario Gibim, para Secretário Geral: José Martins, para 1º Secretário: Henrique Marinho, para 2º Secretário: João Batista Moraes Neto, para Tesoureiro: José Gibim Sobrinho, 2º Tesoureiro: Luiz Stettener, para Orador: José Habice. Em seguida, foram designadas as seguintes pessoas para constituírem a comissão que deverá elaborar os estatutos: José Habice, Jesuíno Brienza, Dr. Julien Fouque e Jarbas Pimenta. Ficou ainda resolvido que tão cedo ficassem os trabalhos de organização e os estatutos concluídos, seria convocada uma assembléia geral para aprovar os estatutos e eleger a primeira diretoria da associação. Nada mais havendo para tratar, o sr. Presidente da reunião declarou a mesma encerrada, lavrando eu, (a.) José Martins, a presente ata que vai assinada por todos os presentes.Cópia fiel do livro de ata nº 01, fls. 1 e vº.
Nenhum comentário:
Postar um comentário